Selo Nacional Orgânico
Conhecido como Selo SISORG (Sistema Brasileiro de Avaliação de Conformidade Orgânica), é operado por certificadoras privadas, com o acompanhamento e a validação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), que criou um selo nacional de certificação, conforme a Lei nº 10.831 de 2003.
USDA
Os produtos primários ou processados, de origem vegetal ou animal, são regidos pelo USDA-NOP (National Organic Program), seção 205 (7 CFR 205) que disciplina a produção, o processamento, a rotulagem e a comercialização dos produtos orgânicos no mercado estadunidense. Este selo certifica que o alimento orgânico brasileiro cumpriu com todas as exigências para ser comercializado nos Estados Unidos da América.
União Européia
Os produtos primários ou processados, de origem vegetal ou animal, são regidos pelo Reg. 834 de 2007 e seu regulamento de aplicação Reg. 889 de 2008, que disciplina a produção, o processamento, a rotulagem e a comercialização dos produtos orgânicos no mercado europeu. Este selo certifica que o alimento orgânico brasileiro cumpriu com todas as exigências para ser comercializado na União Europeia.
Agricultura Familiar
O Selo Nacional da Agricultura Familiar (SENAF) é reconhecido pelo consumidor em razão da identificação de origem dos produtos.
A agricultura familiar é uma forma de organização social, cultural, econômica e ambiental, na qual são trabalhadas atividades agropecuárias no meio rural, gerenciadas pela família com predominância de mão de obra familiar.
Também, caracteriza-se pela diversidade na produção de alimentos saudáveis.
Imo
A IMO (Instituto de Mercado Ecológico) Control do Brasil é um Organismo de Avaliação da Conformidade que realiza serviços de inspeções e auditorias para certificações nas áreas de produção e processamento de alimentos orgânicos, sócio-ambientais, normas orgânicas privadas e certificação de unidades armazenadoras. Com matriz na Suíça, se dedica exclusivamente aos serviços de inspeção e certificação de sistemas de controle de qualidade ambiental e social, com ênfase para a agricultura orgânica.
Produto da Reforma Agrária
O Selo da Reforma Agrária identifica os produtos oriundos de assentamentos de agricultores familiares da reforma agrária.
A produção agrícola dos assentamentos beneficia os pequenos agricultores e favorece o reconhecimento do valor social da terra. No sul do Brasil, a composição de pequenas propriedades familiares rurais foi importante fator de crescimento econômico nos séculos XIX e XX.
Os assentados têm uma clara preferência em incentivar a produção orgânica. A ideia deles é produzir alimento com qualidade e preço acessível para grande parte da população.